AVES, CULINÁRIA BRASILEIRA, LEGUMES E VERDURAS, REAPROVEITAMENTOS, RECEITAS

Escaldado de peru

Escaldado de peru, com sobras da ave assada
Cozinha prática. Receitas fáceis pra inspirar você.

ESCALDADO de peru que fazemos com sobras de peito e carcaças. Juntamos verduras, linguiça e ainda rola um pirão. Assim fazemos aqui na Bahia. É uma delícia e me aventuro a dizer que é mais gostoso que o peru propriamente dito. Esse prato da foto foi feito com o que sobrou do último peru que assamos. Vou explicar direitinho.

Separe a carcaça do peru com as sobras do peito. Se ficou sobre-coxa ou coxinha da asa, separe também. Descarte as peles. Coloque tudo em uma panela com água, cebola, alho, tomate, pimentão e cheiro verde. Leve a cozinhar até que as carnes que estiverem nas carcaças se desprendam. Esse processo não demora muito e não precisa colocar muita água.

Depois de escaldadas as carcaças, tire da panela e separe a carne dos ossos. Volte as sobras de carne para a panela, deixe ferver e vá colocando as verduras que gosta, como se fizesse um cozido. Comecei pela cenoura e batata doce, depois de um tempo coloquei a batata inglesa e banana da terra. Nesse meio tempo adicionei 2 linguiças fininhas cortadas em rodelas na diagonal. Se necessário, vá pingando água. 

Acerte o sal e pimenta do reino moída na hora.

Quando a banana já estava quase cozida, tirei um pouco do caldo do escaldado, juntei azeite de oliva honesto e fiz um pirão com farinha de mandioca.

Os pedaços de peito de peru, como você pode ver nas fotos, ficam bastante desfiados por conta do cozimento. Essa é a graça e a delícia do escaldado de peru, verdadeira instituição baiana.

Queremos saber sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s