CULINÁRIA BRASILEIRA, FRUTOS DO MAR, PEIXES, RECEITAS

Moqueca de Peixe e Camarão

Desta vez a Moqueca de Peixe e Camarão foi feita com os temperos cortados em cubos pequenininhos. Uma cebola, um pimentão verde e quatro tomates madurinhos e mais raminhos de coentro, que foram pra panela de barro pra cozinharem somente em água. Quase 1 hora cozinhando em fogo baixo, enquanto eu temperava as postas de peixe com limão e sal e limpava os filés de camarão.

Fiz nesse momento uma farofa de dendê, colocando numa frigideira o dendê, um pouco de azeite de oliva e sal. Dei uma leve esquentada nisso tudo, desliguei o fogo e coloquei farinha. (Não deixe o dendê esquentar demais pra não amargar sua farofa).

Depois de cozidos os temperos, foi a vez de colocar o peixe, adicionar o leite de côco (400ml), o azeite de dendê, o suco de gengibre, as pimentas-doces, acertar o sal e abafar a panela.

Enquanto isso, dei um susto nos camarões, colocando-os em água fervente, sal e suco de um limão, por exatos 1.1/2 minutos, escorrendo em seguida.

Retirei da panela, com uma concha, o caldo com temperos, coloquei numa panela pequena, juntei um pouco de água fria, provei o sal, e fui adicionando bem devagar uma chuvinha de farinha de mandioca, mexendo sempre. Depois levei ao fogo para fazer o pirão.

Dei uma olhadinha, vi que o peixe já estava cozido e então deitei os camarões entre as postas, coloquei algumas folhas de coentrão, mais folhas de coentrinho, mais duas pimentas-doces cortadas ao meio para enfeitar, abafei a panela e desliguei o fogo.

E foi…

2 comentários em “Moqueca de Peixe e Camarão”

Queremos saber sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s