CARNES, FESTAS, MOLHOS E MARINADAS, PRATOS ÚNICOS, RECEITAS

Lombinho de porco no suco de tangerina com molho de damascos

Lombinho de porco assado no suco de tangerina, com molho de damascos, nova criação do Chef em Casa Receitas.
Seja também o Chef em Casa, com nosso Caderno de Receitas

O Chef em Casa fez essa receita em três etapas. A ceia do Réveillon merece…

VINHA D’ALHOS

São 2.1/2 cabeças médias de alho, 01 cebola, 01 colher de sopa rasa de pimenta-do-reino em grãos, 03 colheres de sopa de sal, 1 cálice de vinho branco seco.

Bata no liquidificador todos os ingredientes (reserve 1/2 cabeça de alho)  por 1 minuto. Depois coloque a 1/2 cabeça de alho restante, e agora bata por uns 10 segundos.

LOMBINHO AO MOLHO DE TANGERINA

Três peças de lombinho de porco, 03 tangerinas, 01 cálice de vinho branco.

Lave muito bem as peças de lombinho e fure com um garfo. Numa assadeira grande coloque os lombinhos, banhe com a vinha d’alhos. Coloque as peças com a gordura para baixo, cubra a assadeira e deixe nesse tempero por dois dias, em geladeira.

No dia de assar, retire toda a vinha d’alho das peças, coloque de volta na assadeira e banhe com 01 cálice de vinho branco seco e suco de 03 tangerinas. Assadeira, coberta com papel laminado, forno 200 graus, por 1 hora.

Após esse tempo, retire do forno, coloque os lombinhos com a gordura para cima, retire o papel laminado, e volte ao forno por mais 1 hora, agora em forno alto, para dar aquela dourada. Depois desse tempo, retire os lombinhos e coe o caldo que ficou na assadeira. Retire o excesso de gordura, coloque o caldo numa panela pequena, adicione uma colher de sopa de farinha de trigo, ajuste o sal ao seu gosto e leve ao fogo baixo mexendo sem parar, a fim de fazer um molhinho espesso e brilhante, que você irá passar com todo cuidado, sobre as fatias de lombinho, quando elas já estiverem cortadas e arrumadas bem bonitas, sobre uma travessa redonda, como na foto.

MOLHO DE DAMASCOS 

200 g de damascos secos, 01 cálice de vinho branco seco, 8 tangerinas, 01 colher de sopa rasa de açúcar.

Coloque os damascos de molho no vinho para reidratarem, por 3 horas. Faltando 1 hora para servir o Lombinho, faça o molho. Esse molho não deve ser feito com muita antecedência para evitar que o suco de tangerina amargue. Vamos lá… Corte os damascos em dois ou três pedaços e coloque numa panela com o vinho que restou e mais o suco de tangerina, já coado. Leve ao fogo bem baixo e deixe reduzir até o ponto de molho. Então acrescente o açúcar, ao seu gosto, e se achar necessário. Nessa receita, as tangerinas estavam muito doces, então colocamos pouco açúcar. Vá mexendo para que o molho adquira a consistência de geleia.

FINALIZANDO

Coloque as fatias do Lombinho na Tangerina numa travessa redonda, arrume formando um círculo, tendo ao centro o Molho de Damascos.

E seja feliz!  Feliz Ano Novo!

 

E se você gostou dessa receita, escreva aqui seu comentário. Se fizer essa receita e quiser postar uma foto, use a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/chefemcasareceitas/ ou no Instagram com a hashtag  #chefemcasareceitas.

Queremos saber sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s