CULINÁRIA BRASILEIRA, FRUTOS DO MAR, PEIXES, RECEITAS

Moqueca de Peixe e Camarão

© CHEF EM CASA - Seu Caderno de Receitas

INGREDIENTES:

01 kg de posta do peixe de sua preferência;

01 kg de filé de camarão rosa;

400 ml de leite de côco;

Azeite de dendê a gosto;

01 cebola grande, 02 tomates maduros, 01 pimentão grande, 01 maço de coentro, um pequeno pedaço de gengibre, sal, pimenta-doce (não arde);

02 limões e 01 dente de alho para o tempero inicial.

ANTES DE FAZER:

Limpe os camarões, retirando a tripinha com o auxílio de um palito, lave bem e reserve na geladeira.

Lave bem as postas de peixe, e tempere com um pouco de sal e um dente de alho ralado fino e suco de um limão. Reserve na geladeira.

COMO FAZER:

No liquidificador, bata a cebola, tomates, pimentão, gengibre, tudo cortado em pequenos pedaços e mais a metade do maço de coentro com caule e folhas. Coloque um pouco de água para ajudar no processo. Numa panela de barro, em fogo baixo, coloque esse tempero, e quando levantar fervura, deixe cozinhar por 10 a 15 minutos.

Enquanto isso, em outra panela, coloque para ferver 02 litros de água mais o suco de 01 limão e 01 colher de café de sal. Quando levantar fervura, coloque o camarão e conte exatamente 90 segundos , e escorra. Não precisa passar em água corrente. Esse tempo tem que ser respeitado para não deixar o camarão borrachudo. Reserve.

Retire só as folhas do restante do coentro e corte as pimentas-doces ao meio, retirando as sementes. Reserve.

Após aqueles 10-15 minutos do tempero cozinhando na panela de barro, coloque o leite de côco, misture, e aí então coloque as postas de peixe, arrumadas uma ao lado da outra, de uma maneira bem bacana. Agora coloque o dendê, com a ajuda de uma colher, vá misturando, até obter aquela cor maravilhosa amarelo-avermelhada…mas não exagere, para não ficar muito oleoso. Acerte o sal, provando o caldo.

Peixe cozinha muito rápido, e panela de barro concentra muito calor, então cuide para olhar, com a ajuda de um garfo, se o peixe já está cozido após uns 5-7 minutos. Quando o peixe estiver quase cozido, aí então coloque os camarões na panela, por entre as postas, acrescente as pimentas e as folhas de coentro. Tampe a panela e conte mais 1-2 minutos, veja se os camarões estão cozidos e desligue o fogo. Deixe umas folhinhas de coentro para decorar, quando levar a panela para a mesa.

Sirva com arroz branco, farofa de dendê e pirão (do caldo da moqueca), que daremos a receita a seguir.

E seja feliz…

Gostou? Use o espaço do comentário para fazer um comentário. Caso você faça essa receita e queira postar uma foto, use o espaço da nossa página no Facebook https://www.facebook.com/chefemcasareceitas/ ou no Instagram com a hashtag #chefemcasareceitas. Ficaremos felizes…

Queremos saber sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s